CONTAGEM REGRESSIVA - ÁREAS COMPOSTAS

PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Considerações sobre a disciplina


Este material didático foi elaborado para a disciplina de Pesquisa em Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Regesd/Ufrgs. A ênfase é a produção de material didático com caráter interdisciplinar, especialmente relacionando com conhecimentos físicos da disciplina Fenômenos Físicos I, e com conhecimentos matemáticos relativos a funções de uma variável. O material didático deve conter quatro módulos, são eles:
1) Apresentação teórica do conteúdo que será abordado no material (10 horas/aula);
2) Estratégias didático-pedagógicas  e recursos que serão utilizadas ao se trabalhar o conteúdo (10 horas/aula);
3) Atividade prática a ser proposta aos estudantes (10 horas/aula);
4)  Atividades de aprendizagem propostas (10 horas/aula).


ATIVIDADES PRÁTICAS (10 horas/aula)

Queda Livre e sua relação com as 
Funções de 1º e 2º grau



QUEDA LIVRE


Em Física, queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade.
Exemplos:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_livre



UM POUCO DE HISTÓRIA DA FÍSICA - O EXPERIMENTO DE GALILEU

         A experiência de queda dos corpos teria sido realizado por Galileu na torre de Pisa. Embora, de acordo com o historiador Alexandre Koyré, isso não passa de uma lenda, é interessante discutir o que pretendia Galileu com este tipo de experiência. O principal objetivo de Galileu era combater a hipótese de Aristóteles, segundo a qual a velocidade de queda de um corpo é proporcional a seu peso. Para Galileu, o peso não deveria ter qualquer influência na velocidade de queda. A comprovação seria simples: bastava jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo de queda. Há relatos na literatura de que bolas de 10 gramas e de 1 grama teriam sido lançadas, todas chegando ao solo ao mesmo tempo. Isso poderia ser facilmente observado se não houvesse a resistência do ar e outros fatores, como a forma e o material dos corpos lançados. Na verdade, a afirmação "todas chegando ao solo ao mesmo tempo" só seria rigorosamente verdadeira se a experiência fosse realizada no vácuo.

Fonte: http://www.if.ufrgs.br/historia/galileu.html



Teste o experimento de Galileu, clicando na figura abaixo!

Clique na imagem para acessar!



FUNÇÕES

A importância do estudo de função não é restrita apenas aos interesses da matemática, mas colocado em prática outras ciências, como a física e a química.

Na matemática, o estudo de função é dividido basicamente em:

- Características, tipos e elementos de uma função.
- Função do primeiro grau.
- Função do segundo grau.



Fonte: http://www.brasilescola.com/matematica/funcoes.htm


QUEDA LIVRE x FUNÇÕES

No movimento de queda livre, a trajetória é retilínea e a aceleração constante. Trata-se portanto de um movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), e as funções que descrevem o movimento de queda livre são as mesmas que descrevem o MRUV, com a diferença que a queda livre ocorre sempre no eixo vertical.


Fonte: http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20041/Ghisiane/queda_dos_corpos.htm

Clique na imagem para ampliar!


Vídeo sobre queda livre




ABAIXO LINKS PARA DOWNLOAD

TEXTO E EXERCÍCIOS
Clique na imagem para fazer o download!
 
PLANILHA ELETRÔNICA DIDÁTICA
Clique na imagem para fazer o download!


TUTORIAIS - FUNÇÕES DA QUEDA LIVRE NO GEOGEBRA



Obs: os tutoriais no Geogebra são apenas um auxílio para quem já tem conhecimento prévio de como utilizar o software matemático. Para os alunos, deverão haver aulas previamente no laboratório de informática sobre a utilização desse aplicativo, além das aulas sobre queda livre e funções.




ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
(10 horas/aula)

Clique na imagem para fazer o download da atividade!